Avaliação Psicossocial - NR 33

Conforme consta na NR- 33, Segurança e saúde nos trabalhos em espaço confinado, entende-se por Espaço Confinado qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde pode existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Ainda nessa NR, consta que todo trabalhador designado para trabalhos em espaço confinado deve ser submetido a exames médicos específicos, incluindo os fatores de riscos psicossociais.

Dessa forma, a avaliação psicossocial, com o objetivo de suprir esse disposto da NR-33, busca obter informações a respeito do funcionário nos diversos contextos o qual está inserido.

Contempla questões relacionadas a sua saúde geral, satisfação com sua atividade laboral, motivação, necessidades, vulnerabilidade ao stress no trabalho, organização do trabalho, apoio familiar e social, entre outros, com a finalidade de investigar a estrutura psicossocial e as expectativas dos funcionários.

As entrevistas contemplam questionário de avaliação psicossocial e testes psicológicos.

Dessa forma, possibilita reconhecer fatores individuais e organizacionais que podem afetar de forma positiva, ou negativa, a saúde das pessoas.

Visa identificar os riscos, avaliá-los e obter subsídios que contribuam de uma forma concreta para o planejamento e desenvolvimento de ações voltadas às necessidades encontradas.

Este questionário foi construído, levando em consideração os aspectos particularmente importantes, requeridos pela NR-33.